3 opções de investimentos para o dinheiro da sua empresa

Como está a saúde financeira da sua empresa? Saiba que obter um rendimento com investimentos como pessoa jurídica é tão importante para o dinheiro do seu negócio quanto para você como pessoa física. Aliás, se você evita deixar dinheiro parado na poupança, com a empresa não seria diferente, não é mesmo?

Pensando nisso, abordaremos sobre opções de investimentos para todos os perfis de riscos e necessidades, assim como, entender o funcionamento de cada investimento que citaremos para a sua empresa investir com segurança. Veja no próximo tópico.

Como funcionam os investimentos para empresas

Para ter uma gestão financeira de excelência, as empresas precisam, sim, ter uma cultura de investimentos dentro do seu caixa. Isso fará com que seus rendimentos cresçam mais rápido, que se tenha uma reserva de emergência mais eficiente financeiramente e que possam aproveitar as oportunidades dentro do mercado financeiro.

Os investimentos para empresas funcionam da mesma forma que os investimentos para pessoas físicas, mas com algumas diferenças nas taxas, tributações e no acesso a determinados ativos financeiros.

Se você já investiu como pessoa física, sabe como funciona o processo no mercado financeiro. Você aplica dinheiro e recebe uma rentabilidade com base no capital investido. Neste caso, o empreendedor aplica o capital de giro ou sua reserva financeira utilizando o CNPJ. Ou seja, é só abrir uma conta numa corretora de investimentos no nome da sua empresa para o dinheiro render melhor e de forma segura.

Sendo assim, a pessoa jurídica também pode investir, tanto em renda fixa, quanto em renda variável. Como em títulos públicos, ações e fundos de investimento, por exemplo. De quais investimentos estamos falando, especificamente? Continue a leitura e descubra.

Onde investir como PJ?

Para começar a investir é fácil, para o empreendedor uma das opções é abrir uma conta no nosso escritório de investimentos em nome da empresa. E, conforme dito anteriormente, aplicar seu capital de giro ou reserva financeira do negócio com o seu CNPJ. Vamos listar aqui 3 possibilidades de investimentos interessantes para montar uma carteira diversificada para a sua empresa:

1 – CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos de renda fixa mais famosos do mercado. Ele possui as mesmas regras para pessoas físicas e jurídicas. É um título de dívida emitido por bancos que possui rentabilidade prefixada ou pós-fixada, geralmente atrelada ao CDI. Uma excelente opção para aproveitar o bom momento da renda fixa esse ano.  

Em relação à tributação, são cobradas alíquotas entre 22,5% e 15% de Imposto de Renda sobre os rendimentos conforme o tempo de aplicação. 

2 – Fundos de investimento

A maioria dos fundos de investimentos estão disponíveis para empresas no mercado financeiro. Eles funcionam como uma espécie de condomínio destinado às aplicações em ativos financeiros. São uma estrutura de investimento coletivo, em que diversos investidores reúnem seus recursos para investir de forma conjunta no mercado financeiro. 

Os fundos são administrados por gestores especializados, que alocam o capital em diversos ativos de acordo com a característica do fundo. Como, setor de tecnologia, empresarial, agrícola, imobiliário entre outros.

Com diferentes perfis de riscos, os Fundos são uma ótima opção para quem busca diversidade de ativos com maior segurança e menor vulnerabilidade às variações de ativos individuais.

3 – Ações

As empresas podem investir em ações da mesma forma que as pessoas físicas, negociando os papéis na bolsa de valores, podendo participar da divisão de lucros de grandes empresas do Brasil e do mundo. Esses ativos são mais arrojados e envolvem maiores riscos devido à alta volatilidade, porém espera-se uma maior rentabilidade em relação aos dois primeiros.

Vale ressaltar que diferentes estratégias podem ser usadas quando se trata de investimentos como PJ, mas o mais comum é a estratégia de proteção do poder de compra, buscando uma rentabilidade conservadora com alta liquidez. Então, que tal começar a usar o seu CNPJ para iniciar os investimentos da sua empresa?

 

Porque investir o capital disponível em caixa

A ideia é que o dinheiro disponível em caixa possa gerar rendimentos, ao invés de ficar parado na conta. Assim, o gestor pode alavancar seu capital para atingir metas de curto, médio ou longo prazo. Vale ressaltar que o dinheiro da reserva é diferente do capital investido. Desse modo, o valor destinado a investimentos deve ser calculado à parte e ficar disponível para um único objetivo: fazer a sua empresa crescer.

Outro ponto muito importante é a proteção contra a inflação, ou seja, com a rentabilidade dos investimentos acima da inflação você protege seu poder de compra e consequentemente aumenta sua margem de lucro real no futuro.

Sabemos que administrar uma empresa não é fácil, pois você caminhou muito para conseguir o que tem hoje, certo? Investir em aplicações na bolsa de valores, por exemplo, com o seu CNPJ, pode ser uma boa opção para que você e sua equipe pensem a longo prazo na situação da empresa e evitem surpresas no futuro. 

 

É por isso que você e sua empresa podem sempre contar com a Braúna Investimentos para saber o tipo de investimento que é melhor para o seu negócio e abrir a sua conta com segurança.

Antecipe os seus sonhos e invista com a Braúna!