Ações ordinárias e preferenciais. O que são e quais as principais diferenças?

Se você já investe no mercado financeiro, possivelmente já deve estar familiarizado com os tickers PETR3, PETR4, SANB3, SANB4 e assim por diante. Mas você sabe o que significa essas nomenclaturas e quais as diferenças entre as ações? Hoje vamos falar sobre o que são ações ordinárias e preferenciais, quais as principais diferenças entre elas e estratégias onde podem ser usadas.

O que são Ações ordinárias(ON)?

A ação ordinária garante que o acionista possua direito a voto e participação de assembleias dentro da empresa. Mas é necessário o acionista ter uma ‘‘x’’ quantidade de ações de uma determinada companhia para poder exercer seu voto.

Na Bolsa, as ações ordinárias são as com o final 3,como: VALE3, PETR3, SANB3, entre outras.

Os detentores de ações ordinárias podem receber os dividendos de maneira similar aos investidores de ações preferenciais.

Atualmente, as empresas vêm ao mercado com um único tipo de ação, a ação ordinária (ON). Dessa forma, o mercado nacional consegue ficar alinhado com outros mercados mundais , já que esse procedimento já vem sendo adotado em outros países.

As ações atendem ao princípio de ‘‘governança corporativa’’ e oferecem o que chamamos de Tag Along (a mesma oferta para todos os acionistas em caso de venda da empresa). As empresas inseridas na bolsa com apenas um tipo de ação, seja ela qual for, atendem ao nível Novo Mercado, da Bovespa

Dessa forma, a bolsa fica mais transparente na visão dos investidores, facilitando o entendimento daqueles que estão começando a investir.

O que são ações preferenciais (PN)?

A ação preferencial garante que o acionista tenha preferência na distribuição de lucros, mas sem o direito de voto dentro da companhia. Esse tipo de ativo tem prioridade nas distribuições de dividendos realizadas pelas empresas.

Na Bolsa, são as com o final 4, como: VALE4, PETR4, SANB4, entre outras.

Ou seja, se existe uma distinção entre os acionistas ordinários e preferenciais, os preferenciais têm a prioridade para receber as distribuições de proventos.

Dentro das ações preferenciais, existe uma diferenciação entre Classe A, que gera o código: PNA; e Classe B que gera o código: PNB.

As características destas classes, como vantagens e desvantagens, são determinadas pela própria empresa em seu estatuto social. Elas variam de empresa para empresa. Portanto, não é possível verificarmos a definição geral de cada classe específica.

Geralmente, a classe A possui preferência frente às outras. Mas, é de extrema importância ter conhecimento do estatuto da empresa para saber como cada uma ópera.

Essas são as principais diferenças entre esses dois tipos de ações. Porém, está cada vez mais difícil ver ofertas públicas, lançando ações preferenciais e ordinárias separadas

Estratégias com Ações Ordinárias (ON) e Preferenciais (PN)

Algumas estratégias que podem ser usadas na bolsa de valores utilizando as ações Ordinárias (ON) e Preferenciais (PN). Uma dessas operações é chamada de Long e Short (comprado e vendido). Como o nome já diz, o investidor fica na posição de comprado em um papel e vendido no outro.

O valor inicial para montar essa operação, geralmente é menor.

Isso acontece porque não é necessário comprar a ação que vamos vender. Através do serviço de aluguel de ações, podemos obter uma determinada ação, e fazer a venda da mesma.

Depois é realizada a compra do outro ativo, na expectativa que irá se valorizar. Essa compra será feita com o valor da venda da outra ação. Assim, a operação está estruturada.

As ações ordinárias e preferenciais são escolhidas para fazer essa estratégia, devido a simetrias que as mesmas possuem no mercado.

Os valores das ações sempre vão variar na bolsa, porém, quando falamos de ON e PN elas podem acabar ficando com diferenças próximas, quase sempre.

Conte com a Braúna e invista no mercado de ações da Bolsa de Valores

Quer investir em ações e obter bons resultados, seja com papéis ordinários ou preferenciais? Abra sua conta e antecipe seus sonhos! Com a Braúna você conta com um time de especialistas em Renda variável com décadas de experiência.