O que é o FMP e como você pode utilizar seu FGTS para investir

Você sabia que é possível utilizar o seu dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para investir em ações? Contudo, é por meio dos Fundos Mútuos de Privatização (FMP) que se consegue utilizar o FGTS para investir. Quer entender mais sobre o FMP e como funciona para iniciar suas aplicações? Então segue a leitura abaixo.

O que é FMP?

O Fundo Mútuo de Privatização (FMP) é uma modalidade de Fundo de Investimento que permite utilizar o FGTS para investir em ações de empresas estatais em processo de privatização.

Geralmente é investido em companhias listadas, servindo como fonte de diversificação dos recursos que se encontram alocados no FGTS. Vale enfatizar que quando a alocação é realizada no FMP, o rendimento do FGTS muda passando de garantido para rendimento variável, de acordo com a performance das ações dessas companhias.

Ou seja, por um lado é permitido ao trabalhador acessar o mercado de ações  indiretamente e diversificar a aplicação de seu saldo do FGTS. Por outro lado, amplia-se o volume de dinheiro que pode ser direcionado a uma oferta pública de ações da companhia estatal.

Há outra modalidade de FMP, conhecida como “carteira livre”, que permite investir até 49% dos recursos em ativos de Renda Fixa, sendo o restante em ações ou em Fundos de índice.

Agora que apresentamos o FMP, é possível entender melhor como você pode investir utilizando o seu FGTS. Para obter informações de como funciona, confira o próximo tópico.

Como funciona o FMP

O FMP funciona como qualquer Fundo de Investimento, mas possui características específicas. Primeiro ponto importante é que são compostos por papéis de somente uma companhia.Isso porque, investimentos de Renda Variável implicam em maiores riscos e, com relação ao FMP, o risco tende a ser maior ainda.

Outra característica é que, ao transferir o dinheiro do FGTS para um FMP, só é possível realizar o resgate após um ano. Desse modo, os recursos resgatados não vão para o seu bolso, mas retornam para o FGTS. Já na migração de montantes  de um FMP para outro, o prazo é de apenas seis meses.

Além dessas, existem outras características especiais para esse modelo de investimento, são elas:

  • É possível investir em Fundos diferentes;
  • O saldo do FGTS tem a segurança do governo, mas o Fundo não tem. Fique atento(a) à oscilações;
  • O investimento não pode ultrapassar 50% do valor do FGTS.

Em suma, a principal característica do Fundo Mútuo de Privatização está na formação da carteira de ativos. Isso ocorre devido a, como dito anteriormente,  composição que é feita apenas por empresa em processo de privatização ou de alguma das três esferas do Governo.

Sendo assim, vale ressaltar que o aporte e o resgate de um FMP vai diretamente para a conta individual do FGTS. Portanto, se sua leitura chegou até aqui, você pode ir mais longe e entender como utilizar o FGTS para investir, no próximo tópico.

Como investir em FMP

Antes de tudo, é importante saber que todo trabalhador com saldo no FGTS pode investir. Porém, no caso da Eletrobras, a aplicação mínima é de R$200. Já para quem não tem saldo no FGTS, mas deseja participar da oferta pública da Eletrobras tem que comprar ações diretamente, com valor mínimo de mil reais.

E como utilizar o FGTS para investir em ações? Confira o passo a passo que criamos para você fazer:

  • Acesse o aplicativo do FGTS;
  • Clique em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Selecione “ Aplicação nos Fundos Mútuos de Privatização FGTS”;
  • Escolha o FMP e clica em Continuar;
  • Visualize e aceite os termos de “Autorização para consulta às informações do FGTS” e aperte em Continuar;
  • Em seguida, escolha a instituição financeira em Administradora e clique em Confirmar seleção.

Você pode optar por um banco ou corretora na qual já possui uma conta, se estiver na lista de administradoras do FMP, ou selecionar outra opção. Lembre-se também de verificar as taxas de administração. No aplicativo, é possível simular a aplicação no FMP.

Além disso, após a autorização, você deve realizar a reserva no site ou aplicativo do seu banco ou corretora. Se preferir, é possível também obter o auxílio de um assessor de investimentos.

E por falar em assessoria de investimentos, para investir com segurança e assertividade você pode contar com o time de assessores da Braúna. Atendimento exclusivo e de qualidade, você encontra na melhor assessoria de investimentos da América Latina.

Câmbio

Carta de Câmbio Julho 2022

Você notou que no mês de julho o dólar teve uma volatilidade de quase 10%?!Pois bem, o dólar fechou em leve alta nesta ultima sexta-feira

Leia mais