Por que a política afeta tanto o mercado financeiro?

Se você é ou deseja ser um(a) investidor(a) ou até mesmo, gosta do mundo da economia, já deve ter percebido que a política exerce uma influência sobre o mercado financeiro e vice-versa. Desse modo, ambos acabam afetando a sua vida financeira e, consequentemente, seus investimentos.

Para entender por que isso acontece, é necessário analisar o contexto geral de cada cenário exposto. Neste texto, abordaremos o conceito de mercado financeiro e o motivo da política provocar tantas mudanças neste cenário. Continue a leitura e saiba mais a respeito.

O que é o mercado financeiro?

Afinal, o que é o mercado financeiro? Saiba que o mercado financeiro vai além das relações de compra e venda entre uma empresa e seu consumidor final. Analisando a economia, de modo geral, é um mundo complexo de relações, negócios e interesses.

Contudo, é preciso entender como funciona esse sistema para, então, discernir o impacto da política nesse universo. Sendo assim, o mercado financeiro é formado por emissores, investidores e empresas a fim de negociar Títulos Públicos, Ações, moedas estrangeiras, derivativos entre outros bens.

Portanto, esses componentes se dividem em quatro partes:

  • Mercado de Câmbio: onde ocorre a troca de moedas a nível internacional;
  • Mercado de Capitais: onde podem ser comercializados os ativos negociáveis como ações, Mercado Futuro, Debêntures, etc.
  • Mercado de Crédito: onde é possível negociar recursos fornecidos por investidores para pessoas físicas e jurídicas;
  • Mercado Monetário: onde ocorrem transações em até 24 horas.

Basicamente, esse mercado se movimenta com base em comportamentos, que mudam conforme o ambiente. Desse modo, o mercado financeiro se alimenta de previsibilidade e confiança. Confira a seguir a relação que ele tem com a política.

Por que a política afeta tanto o mercado financeiro?

Uma questão pode te fazer pensar: se o mercado financeiro é composto por investidores, empresas e emissores, por que a política o afeta tanto? Qual é a relação entre os dois?

Analisando, de um lado está o poder econômico. Do outro, o poder político. Ambos, mercado e governo podem conviver em harmonia ou manterem uma disputa entre si. Porém, como o mercado financeiro costuma buscar o lucro a todo custo, ele precisa de um governo que dê espaço para o setor econômico agir da maneira que precisa e assim, obter o tão desejado lucro.

Uma maneira mais fácil de entender essa dinâmica, é pensar num cenário real como as eleições:

Situação 1 – Imagine que um(a) determinado(a) candidato(a) possui grande parte das intenções dos votos. Independente do cargo que esteja se candidatando, se ele(a) possui uma proposta para alavancar o setor econômico, a Bolsa de Valores dispara e o dólar cai.

Situação 2 – Já se o(a) candidato(a) que possui o favoritismo apresenta um posicionamento e um plano de governo que desfavorece o mercado financeiro, a Bolsa enfrenta uma queda e o dólar sobe.

Isso ocorre devido a política ser a responsável pelas decisões e influências macro e microeconômicas, nas quais impactam na inflação, na taxa de juros e na Bolsa de Valores. Além disso, a política exerce uma influência também no mundo dos investimentos. Vejamos a seguir mais detalhes sobre isso.

Como a política afeta os seus investimentos?

Quando se trata do cenário político, o investidor precisa ficar bem alerta quanto às boas oportunidades e ter cautela. Pensando nisso, levantamos alguns pontos importantes para você observar durante a sua jornada e que são cruciais para os investimentos em 2022.

Inflação

Desde o início do ano, a Inflação se apresentou como um ponto de atenção aos investidores. Aliás, essa alta de preços começou a ser observada em 2021, desenvolvendo-se esse ano e segue como um dos principais assuntos nos bancos centrais mundiais. Os maiores causadores da Inflação são:

  • Retomada econômica após a vacinação contra a Covid-19, desequilibrando a balança entre oferta e demanda;
  • A guerra entre Rússia e Ucrânia, e a alta da commodities;
  • A adoção da política zero-Covid na China, trazendo uma nova falta de insumos para a cadeia produtiva.

Já no Brasil, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 11,89% e no mês de junho 0,67%.

Política Monetária Mundial

Nos últimos 15 anos, foi implementado pelos bancos centrais globais e os governos, estímulos econômicos e liquidez nos mercados com a Inflação em baixa. Atualmente, o cenário é de mudança de regime com Inflação alta, juros subindo e retirada de estímulos.Veja os principais pontos dessa mudança:

  • Aumento dos juros pelos Bancos Centrais. No Brasil chegou no patamar de 13,25%;
  • A redução do balanço patrimonial do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos);
  • Recessão da economia norte-americana.

Brasil:O bom desempenho devido às commodities no primeiro semestre

Em contrapartida, o Brasil começou 2022 sendo uma oportunidade de investimento para investidores estrangeiros. Com grande peso dos setores de commodities e bancos no Ibovespa, o país se beneficiou dos juros altos mundiais e se destacou aos olhos do mercado internacional.

Sendo assim, no início do ano, as ações brasileiras proporcionaram as seguintes combinações:

  • Rotação global de crescimento para valor;
  • Grande exposição a commodities e bancos;
  • Múltiplos de entrada muito baixos.

Contudo, no segundo semestre esse cenário mudou e o capital estrangeiro enfraqueceu devido às preocupações com o crescimento econômico global, facilitando a queda das commodities. Isso não indica que investir em ações, por exemplo, seja algo ruim. Se continuar a leitura, você pode analisar opções de novos investimentos para a sua carteira

Conte com a Braúna para te ajudar a investir

Vimos que a política afeta muito o mercado financeiro e é papel de todo investidor ficar de olho no mercado e no governo para balancear o que é melhor para a sua carteira de investimentos.

Dentre tantas dicas da Braúna, sempre ressaltamos a importância de analisar o seu perfil de investidor e alinhar com os seus objetivos, que chamamos de sonhos.

Conte conosco para investir de maneira segura e obter um atendimento de qualidade na sua jornada. Aliás, mesmo com as altas nas taxas de juros, você pode antecipar os seus sonhos com um dos maiores escritórios do Brasil.

Câmbio

Carta de Câmbio Julho 2022

Você notou que no mês de julho o dólar teve uma volatilidade de quase 10%?!Pois bem, o dólar fechou em leve alta nesta ultima sexta-feira

Leia mais