Dentre todos os perfis de investidores, do iniciante ao arrojado, todo mundo já ouviu falar da sigla ETF no mundo dos investimentos, certo? Porém, nem todos são o que de fato significa. Uma vez que são mais uma entre tantas categorias de investimentos que existem no mercado financeiro.
Contudo, alguns detalhes sobre esse tipo de aplicação precisam ser vistos por todo investidor que deseja incluí-lo em sua carteira de investimentos. Então, continue lendo e aproveite para avaliar e investir com segurança.
O que são ETFs e como funcionam?
Começando pela sigla, ETF, em inglês, significa Exchange Trade Found, traduzindo fica Fundo negociado em bolsa. Ele é um tipo de Fundo de Investimento composto por ativos de acordo com um índice de referência. São administrados por uma gestora especializada e seus investidores, normalmente, são um grupo de pessoas.
Em outras palavras, cada pessoa compra uma cota de participação e o desempenho do fundo depende do desempenho do índice de referência. Já existem ETFs que seguem índices de ações, assim como os que seguem os índices da Renda Fixa. E ao invés de investir diretamente, o investidor paga uma cota do fundo administrado pela gestora.
Na prática, eles funcionam como um Fundo de Investimento. Primeiro você passa pela etapa de captação de recursos para formar o patrimônio do fundo. Daqui por diante é com o gestor da carteira, que será responsável pelas decisões de compras de ativos, adquirir um número de cotas de papéis dentro do índice de referência escolhido para o fundo.
Para finalizar, tem a parte do desempenho que deve vir do mesmo modo que o índice, mas na proporção do patrimônio do fundo. Sendo assim, investir em ETF pode ser mais fácil e ágil de se investir em um índice do que imagina. No próximo tópico, você pode se aprofundar lendo sobre os tipos de ETFs. Confira.
Quais são os tipos de ETFs?
Além de entender o que é ETF e como funciona, você está pronto para conhecer os tipos de fundos de índice. São eles:
Renda Variável – Os ETFs de Renda Variável, também conhecidos como ETFs de Ações, são fundos negociados em Bolsa formados por ações dentro de um índice de referência e reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como por exemplo o Ibovespa.
Renda Fixa – São fundos também negociados em bolsa que refletem as variações e a rentabilidade de índices de Renda Fixa, compostas por títulos públicos ou privados Resumindo: Assemelham-se muito na Renda Fixa, porém dentro da Bolsa.
BOVA11 – É o ETF mais conhecido do Brasil e acompanha o Ibovespa representando 80% do volume negociado. Na Bolsa de Valores brasileira existem combinações de ações que fazem parte desse ETF e que são as mesmas que a do Ibovespa, uma vez que o fundo de índice tenta replicar, bem próximo, às oscilações do índice.
Aqui estão três tipos de ETFs que vale analisar e investir conforme o seu perfil. Para acompanhar a combinação dessas ações, basta verificar na Bolsa de Valores Brasileira, B3, no qual as combinações são exatamente as mesmas que a da Ibovespa. Mas antes, veja os benefícios dos ETFs na sua carteira, a seguir.
Os benefícios de ter esse investimento na carteira
Você deve estar se perguntando: com tantas oscilações será que é uma boa investir em ETFs? Oscilação não quer dizer que está tudo perdido. Só exige um pouco mais de atenção e dedicação. Até porque, os benefícios são muitos.
- Baixo custo – Já que essa aplicação pode sair mais barata do que investir nas mesmas ações que compõem o fundo separadamente;
- Praticidade – O investidor não vai se preocupar em aplicar em várias ações independentes, só o ETF de sua preferência basta para obter um grupo de ativos;
- Diversificação da sua carteira – É uma boa opção e é uma estratégia que reduz os riscos do investidor perder seu patrimônio garantindo uma boa rentabilidade tanto no médio quanto no longo prazo.
Quer benefícios melhores que essa combinação? Então está na hora de saber como investir em ETFs. Daremos no próximo tópico, uma dica de ouro para você investir nesse tipo de aplicação com segurança, mesmo em meio às oscilações. Vamos nessa.
Como investir em ETFs
Você já deve ter percebido que ETFs são bem simples, não é mesmo? O passo a passo para começar a investir também. Primeiro, você pesquisa os fundos disponíveis no mercado e avalia qual deles atende às suas expectativas.
Depois vai aquela dica de ouro: você abre uma conta em uma corretora de valores de confiança e credibilidade para efetuar a compra das cotas e disso, a Braúna Investimentos entende. Pode contar com a ajuda dos nossos assessores durante todo o processo! Desde a abertura da sua conta até o momento de alcançar o sucesso.
Depois da abertura da conta e de escolher um Fundo, você só precisa acompanhar o desempenho dele e tomar decisões que considerar relevantes para obter rentabilidade para a sua carteira. Com todas as informações que foram passadas neste artigo, você, provavelmente, já está pronto para avaliar o seu perfil e encaixar os ETFs na sua carteira.