Se você é ou deseja ser um(a) investidor(a) ou até mesmo, gosta do mundo da economia, já deve ter percebido que a política exerce uma influência sobre o mercado financeiro e vice-versa. Desse modo, ambos acabam afetando a sua vida financeira e, consequentemente, seus investimentos.
Para entender por que isso acontece, é necessário analisar o contexto geral de cada cenário exposto. Neste texto, abordaremos o conceito de mercado financeiro e o motivo da política provocar tantas mudanças neste cenário. Continue a leitura e saiba mais a respeito.
O que é o mercado financeiro?
Afinal, o que é o mercado financeiro? Saiba que o mercado financeiro vai além das relações de compra e venda entre uma empresa e seu consumidor final. Analisando a economia, de modo geral, é um mundo complexo de relações, negócios e interesses.
Contudo, é preciso entender como funciona esse sistema para, então, discernir o impacto da política nesse universo. Sendo assim, o mercado financeiro é formado por emissores, investidores e empresas a fim de negociar Títulos Públicos, Ações, moedas estrangeiras, derivativos entre outros bens.
Portanto, esses componentes se dividem em quatro partes:
- Mercado de Câmbio: onde ocorre a troca de moedas a nível internacional;
- Mercado de Capitais: onde podem ser comercializados os ativos negociáveis como ações, Mercado Futuro, Debêntures, etc.
- Mercado de Crédito: onde é possível negociar recursos fornecidos por investidores para pessoas físicas e jurídicas;
- Mercado Monetário: onde ocorrem transações em até 24 horas.
Basicamente, esse mercado se movimenta com base em comportamentos, que mudam conforme o ambiente. Desse modo, o mercado financeiro se alimenta de previsibilidade e confiança. Confira a seguir a relação que ele tem com a política.
Por que a política afeta tanto o mercado financeiro?
Uma questão pode te fazer pensar: se o mercado financeiro é composto por investidores, empresas e emissores, por que a política o afeta tanto? Qual é a relação entre os dois?
Analisando, de um lado está o poder econômico. Do outro, o poder político. Ambos, mercado e governo podem conviver em harmonia ou manterem uma disputa entre si. Porém, como o mercado financeiro costuma buscar o lucro a todo custo, ele precisa de um governo que dê espaço para o setor econômico agir da maneira que precisa e assim, obter o tão desejado lucro.
Uma maneira mais fácil de entender essa dinâmica, é pensar num cenário real como as eleições:
Situação 1 – Imagine que um(a) determinado(a) candidato(a) possui grande parte das intenções dos votos. Independente do cargo que esteja se candidatando, se ele(a) possui uma proposta para alavancar o setor econômico, a Bolsa de Valores dispara e o dólar cai.
Situação 2 – Já se o(a) candidato(a) que possui o favoritismo apresenta um posicionamento e um plano de governo que desfavorece o mercado financeiro, a Bolsa enfrenta uma queda e o dólar sobe.
Isso ocorre devido a política ser a responsável pelas decisões e influências macro e microeconômicas, nas quais impactam na inflação, na taxa de juros e na Bolsa de Valores. Além disso, a política exerce uma influência também no mundo dos investimentos. Vejamos a seguir mais detalhes sobre isso.
Como a política afeta os seus investimentos?
Quando se trata do cenário político, o investidor precisa ficar bem alerta quanto às boas oportunidades e ter cautela. Pensando nisso, levantamos alguns pontos importantes para você observar durante a sua jornada e que são cruciais para os investimentos em 2022.
Inflação
Desde o início do ano, a Inflação se apresentou como um ponto de atenção aos investidores. Aliás, essa alta de preços começou a ser observada em 2021, desenvolvendo-se esse ano e segue como um dos principais assuntos nos bancos centrais mundiais. Os maiores causadores da Inflação são:
- Retomada econômica após a vacinação contra a Covid-19, desequilibrando a balança entre oferta e demanda;
- A guerra entre Rússia e Ucrânia, e a alta da commodities;
- A adoção da política zero-Covid na China, trazendo uma nova falta de insumos para a cadeia produtiva.
Já no Brasil, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 11,89% e no mês de junho 0,67%.
Política Monetária Mundial
Nos últimos 15 anos, foi implementado pelos bancos centrais globais e os governos, estímulos econômicos e liquidez nos mercados com a Inflação em baixa. Atualmente, o cenário é de mudança de regime com Inflação alta, juros subindo e retirada de estímulos.Veja os principais pontos dessa mudança:
- Aumento dos juros pelos Bancos Centrais. No Brasil chegou no patamar de 13,25%;
- A redução do balanço patrimonial do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos);
- Recessão da economia norte-americana.
Brasil:O bom desempenho devido às commodities no primeiro semestre
Em contrapartida, o Brasil começou 2022 sendo uma oportunidade de investimento para investidores estrangeiros. Com grande peso dos setores de commodities e bancos no Ibovespa, o país se beneficiou dos juros altos mundiais e se destacou aos olhos do mercado internacional.
Sendo assim, no início do ano, as ações brasileiras proporcionaram as seguintes combinações:
- Rotação global de crescimento para valor;
- Grande exposição a commodities e bancos;
- Múltiplos de entrada muito baixos.
Contudo, no segundo semestre esse cenário mudou e o capital estrangeiro enfraqueceu devido às preocupações com o crescimento econômico global, facilitando a queda das commodities. Isso não indica que investir em ações, por exemplo, seja algo ruim. Se continuar a leitura, você pode analisar opções de novos investimentos para a sua carteira
Conte com a Braúna para te ajudar a investir
Vimos que a política afeta muito o mercado financeiro e é papel de todo investidor ficar de olho no mercado e no governo para balancear o que é melhor para a sua carteira de investimentos.
Dentre tantas dicas da Braúna, sempre ressaltamos a importância de analisar o seu perfil de investidor e alinhar com os seus objetivos, que chamamos de sonhos.
Conte conosco para investir de maneira segura e obter um atendimento de qualidade na sua jornada. Aliás, mesmo com as altas nas taxas de juros, você pode antecipar os seus sonhos com um dos maiores escritórios do Brasil.
