Por que uma empresa fecha capital?

Antes de começar a investir em ações na Bolsa de Valores Brasileira, a B3, é essencial saber que as empresas listadas podem decidir fechar o seu capital. Isso significa encerrar suas operações e sair da Bolsa de Valores.

Por isso, o investidor precisa ter em mente essa possibilidade, uma vez que,  é um processo que ocorre todo ano e afeta o mercado, além das carteiras dos investidores. 

Sendo assim,  as empresas que fecham seu capital passa pela OPA. Você já ouviu falar? Continue a leitura para saber mais detalhes.

O que é OPA?

A Oferta Pública de Aquisição, mais conhecida como OPA, é a etapa inversa do IPO (Oferta Pública Inicial). Isso ocorre quando a empresa pede para “fechar” seu capital e deixar a bolsa de valores. 

Ou seja, esse fechamento acontece quando o acionista majoritário, ou controlador, deseja aumentar o seu controle sobre o negócio, comprando a parte dos acionistas minoritários. Com isso, as ações param de ser comercializadas no pregão e a empresa funciona por si só, sem sócios acionistas.

Segundo normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o preço justo estipulado pela empresa deve ser feito por meio de um laudo, que pode ser realizado por uma empresa especializada.

Portanto, esse laudo tem como base três premissas básicas: o preço médio da ação nos últimos 12 meses; os fluxos de caixa futuros; e o patrimônio líquido por ação da empresa.

Contudo, pode acontecer do preço final da oferta ser maior que o preço das ações que circulam no mercado.

Isso ocorre, geralmente, devido a um prêmio que é exigido pelos demais acionistas para que abram mão da sociedade com a organização. Quer saber os motivos das empresas fecharem um capital? Confira a seguir.

O que leva uma empresa a fechar capital?

Existem mais de um motivo e diversos fatores que levam uma companhia a realizar uma OPA. Porém, vamos destacar apenas os três principais:

  • Desvalorização das Ações: o controlador, que é quem toma as decisões gerenciais, pode avaliar que as ações da empresa estão sendo cotadas abaixo do seu valor;
  • Perspectivas de negócios: os controladores podem considerar que a empresa tem um grande potencial de crescimento e optam por fechar o capital;
  • Independência de terceiros: quando a empresa está consolidada e não precisa mais dos recursos do mercado de capitais.

Além disso, a OPA pode ocorrer porque a empresa está passando por um processo de fusão. Outro motivo é que a empresa pode fechar o capital quando existe algum projeto previsto que gera bons resultados, e o controlador quer usufruir sem precisar dividir com os demais acionistas.

Sabendo os possíveis motivos do fechamento do capital de uma empresa, é preciso também entender como isso funciona. Veja no próximo tópico.

Como funciona o fechamento de capital?

Da mesma forma que no IPO, primeiramente é feita uma publicação do fato relevante ao mercado, abordando sobre a realização da oferta pública de aquisição e, em seguida, o fechamento do capital na Bolsa de Valores.

Após o comunicado, deve ser protocolado em até 30 dias um pedido de OPA na Comissão de Valores Mobiliários. De acordo com as normas da própria CVM, há um preço pré-estipulado pelo qual as ações podem ser compradas pelo ofertante. 

Sendo assim, esse número é definido diante de uma avaliação, que leva em consideração os três fatores apresentados anteriormente. Dessa forma, após todo esse processo concluído é que a empresa pode fechar seu capital.

Quando uma empresa encerra suas atividades na Bolsa de Valores, alguns investidores com ações dessa organização acabam sem saber o que fazer. Nesses casos, o acionista não precisa se preocupar, uma vez que não vai perder o seu dinheiro investido.

E os acionistas, como ficam nesse processo?

Após a publicação do edital de conclusão do processo de fechamento de capital, a organização tem de 30 a 45 dias para realizar a OPA em um leilão na Bolsa de Valores.

Contudo, cabe ao investidor se credenciar em uma assessoria de investimentos para representá-lo, concordando ou não com o fechamento de seu capital. 

No caso, se mais de 10% dos acionistas não concordarem com o valor proposto no OPA, é convocada uma assembleia para que seja discutida a precificação do ativo, realizando uma nova avaliação feita por outra empresa.

Ou seja, o acionista não perde, em nenhum momento, o valor investido.Porém, vai ter que passar pela negociação da precificação do ativo, de uma maneira que beneficie ambas as partes, controlador e acionistas.

A Braúna Investimentos pode ser a assessoria que você precisa na hora de te representar nesse acordo. Basta conversar com um dos nossos assessores para saber cada passo e, assim, continuar investindo na Bolsa de Valores.

Quer investir em ações? Conheça os melhores Fundos de Investimentos com a Braúna.

Antecipe os seus sonhos!