Quando comprar Títulos Pré-Fixados?

Com o ciclo de alta da Selic, fica o questionamento: compensa entrar em investimentos pré-fixados neste momento, sejam títulos públicos ou privados? A explicação para essa dúvida está, com a compra desse tipo de papel, no fato do investidor “travar” a remuneração que pode receber até o vencimento. Isso significa que com os juros básicos em alta, investir em pré-fixados permite obter uma taxa de rentabilidade mais elevada desde o início da aplicação.

Sendo assim, quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de investimento e qual é o momento propício para investir em pré-fixados? Saiba tudo sobre como eles podem ser uma boa opção de investimento para quem está iniciando ou já está avançado em sua  jornada financeira. Leia até o final.

O que são Títulos Pré-Fixados?

Imagina fazer um investimento e saber exatamente o quanto você pode receber de retorno sobre isso. Os Títulos pré-fixados são aqueles que possuem sua taxa de rentabilidade indicada previamente ao vencimento, ou melhor, durante a compra. Para quem faz esse tipo de aplicação é ótimo, pois já sabe de antemão qual o retorno em percentual do período.

Os pré-fixados fazem parte das opções de investimentos de renda fixa com garantia do Governo Federal e emitido pelo Tesouro Nacional, na qual segue um índice fixo, que pode ser determinado de forma independente ou de acordo com outras taxas. Suas vantagens são bem seguras principalmente para quem está entrando no mundo dos investimentos. Além da vantagem acima citada, confira outras que esses títulos possuem:

  • Garante uma rentabilidade fixa;
  • Você sabe exatamente quanto vai resgatar no final;
  • Ideal para metas de médio e longo prazo;

Para investir em pré-fixados basta abrir uma conta em uma corretora ou em um banco. Depois, é necessário realizar o cadastro na plataforma do Tesouro Direto. Feito o cadastro, você escolhe o título e o valor a ser investido, e acompanhar as aplicações. Mas se você ainda tem dúvidas quanto se esse é o tipo de investimento correto para o seu dinheiro, conheça a diferença dos pré-fixados e pós-fixados no próximo tópico.

A diferença entre Pré-Fixados e Pós-Fixados

Como já disse antes, os Títulos Pré-Fixados são aqueles que têm a rentabilidade anual definida no momento da compra. Então, se a Selic estiver em alta ou baixa será pago o acordado no momento da compra do título. Os Pré-Fixados são excelentes opções quando estamos entrando em uma estagnação ou ciclo de baixa da Taxa de Juros pois garantimos que mesmo com a queda da Selic, seremos remunerados na taxa Pré-fixada no momento da compra.

Ao contrário dos Pré-fixados, os títulos Pós-Fixados acompanham a oscilação da taxa de juros e são ideais para o momento de constantes altas da Selic. Nesse caso, você não saberá ao certo o rendimento no futuro, mas sim, que ele terá o acompanhamento da Taxa Selic durante o percurso.

O que os diferencia é o ciclo em que são utilizados e como são tratados no momento da compra. Ou seja, a diferença entre eles está na forma como a rentabilidade é determinada, entende? Vale analisar o que se enquadra no seu perfil de investidor para não se arrepender. Se falamos tanto da garantia de rendimento dos pré-fixados, então quanto será o valor do mesmo? É o que o próximo assunto nos revela.

Quanto rende um investimento Pré-Fixado?

Agora que você sabe as vantagens e as desvantagens dessa modalidade,vamos falar sobre o rendimento dos Pré-Fixados. A renda fixa é considerada um dos investimentos mais seguros e é bem popular entre os investidores brasileiros. Porém, saber o quanto rende um pré-fixado não tem uma única resposta.

Existem vários tipos de investimentos Pré-Fixados, com taxas de rentabilidade, prazos e riscos determinados pelas instituições emissoras. Outro fator importante para o rendimento é a disponibilidade de títulos no momento da compra. Sendo assim, não existe um rendimento único, mas é possível encontrar Pré-Fixados com ganhos significativos.

Tesouro Pré-fixado

Basicamente existem dois tipos de investimento pré-fixado:o Tesouro Pré-Fixado e o Tesouro Pré-Fixado com juros semestrais. O primeiro é mais conhecido como Letras de Tesouro Nacional (LTN), é o mais comum e oferece rentabilidade no final do período.

Já o segundo são as Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F) que o investidor recebe, em um determinado período, um fluxo de cupons que podem ser resgatados ou reinvestidos. Ambos fazem parte do Tesouro Nacional e o cliente sabe exatamente a rentabilidade da aplicação ao final do prazo de vencimento.

CDBs

O Certificado de Depósito Bancário é uma opção mais segura comparada à poupança e seu funcionamento é bem simples. Sendo assim, quem investe em CDBs acaba adquirindo títulos de dívida privada quando empresta dinheiro às instituições emissoras.

Esse pode ser um caminho muito seguro para quem pretende guardar uma reserva de emergência e investir em médio e longo prazo. Só se atente ao período de carência para resgate.

LCI e LCA

Temos mais dois investimentos Pré-Fixados, que você precisa conhecer. As Letras de Crédito são títulos de renda fixa emitidos pelos bancos para o financiamento de setores de estratégia da economia nacional.

O LCI arrecada capital para o segmento imobiliário e a LCA garante incentivo para o agronegócio. Para ambos é possível saber o rendimento da sua aplicação ainda no momento da compra. Mas existem em outras modalidades também: Pós-Fixado e Híbrido.

Neste momento, o mais importante é conhecer a modalidade de Pré-Fixado, mesmo que você tenha experiência nos investimentos, vale uma pesquisa bem elaborada para não cair em ciladas. Além disso, não custa nada buscar informações e conversar com quem entende melhor sobre investimento. Logo mais daremos dicas do que você pode fazer para aplicar o seu dinheiro com praticidade e segurança.

Investindo em Pré-Fixados

Você pode conhecer os melhores investimentos pré-fixados conversando com um dos nossos especialistas. É muito importante, mesmo que esteja só pesquisando um investimento dentro do seu perfil, que você fale com quem entende e tenha experiência no mercado para tirar todas as suas dúvidas.

Na Braúna, quando você abre a sua conta, tem todo o nosso respaldo e ganha um assessor para te ajudar em cada passo. Então vale a pena investir com quem tem preparo para te atender, quando precisar,  e ficar ligado(a) nos melhores investimentos do mercado. Já sabe qual investimento escolher ou ainda tem dúvidas? Conte com a Braúna Investimentos.