3 Fundos que renderam mais que a SELIC

Para você que pensa em viver de dividendos e ainda está com dúvida se investe ou não, saiba que é possível. Basta escolher o melhor investimento. Embora seja sempre bom lembrar que a escolha do investimento deve considerar o seu perfil, você pode ficar de olho em alguns que estão rendendo mais que a Taxa Selic, por exemplo.

Então, vem descobrir os três Fundos que mais renderam do que a taxa de juros e aproveitar para diversificar sua carteira. Para saber mais, basta continuar lendo este artigo e confira no próximo tópico, se vale a pena investir em Fundos.

Será que vale a pena investir em Fundos?

Como dito anteriormente, é possível viver de dividendos, mas será que vale a pena investir em Fundos, mesmo com a Taxa Selic em alta? Um exemplo disso é quando analisamos o cenário atual, que favorece os Fundos Imobiliários. Porém, vale lembrar que é um tipo de investimento que as cotas costumam oscilar. Sendo assim, o investidor precisa ficar atento em cada movimento da negociação para não perder seu patrimônio.

Mesmo com a inflação alta, os juros em dois dígitos e uma eleição a caminho (no caso do Brasil), o cenário para os Fundos Imobiliários é de oportunidades, principalmente de descontos. Muitos desses fundos estão sendo negociados abaixo do custo de reposição – uma métrica que mede o custo de construir um imóvel igual, com a mesma localização e características.

Em suma, vale a pena investir em Fundos Imobiliários, pois quanto maior a Selic, maior o rendimento do CDI para a correção dos CRIs que estão dentro de alguns FIIs, o que automaticamente, aumentará o rendimento desses títulos, refletindo nos dividendos dos fundos de papel. Vale reforçar também o que sempre falamos; que é importante analisar o seu perfil de investidor. Vamos conferir se a Selic afeta realmente o rendimento dos seus investimentos? Veja a seguir.

Selic em alta afeta o rendimento dos Fundos?

Sabemos que quando o investidor olha para a Selic em alta, as dúvidas brotam na cabeça. Por que investir em Fundos Imobiliários quando o cenário é mais favorável para Renda Fixa? 

Quando o juros cai, os FIIs são um tipo de investimento muito procurado pelos investidores, mas quando o juros sobe, o investidor recorre a outros investimentos mais rentáveis. Apesar desse fator comportamental existir, a Selic não afeta o rendimento dos Fundos Imobiliários, mas sim, suas cotações. Isso ocorre pois a parte de renda desses fundos é reajustada de acordo com os índices de inflação, seja IPCA ou IGP-M.

Visto que a Selic não afeta negativamente o rendimento dos Fundos Imobiliários, você pode investir com mais tranquilidade e ir em busca de resultados mais rentáveis possíveis. O que significa que chegou a hora de saber os três Fundos mais rentáveis que a Selic. Confira no próximo tópico.

3 Fundos que renderam mais que a Selic

Com o aumento da taxa básica de juros (Selic), a tendência é que alguns investimentos tornam-se mais atraentes, como é o caso dos Fundos. Sem muitas delongas, vamos analisar os três Fundos que renderam mais que a Selic, com base em dados deste ano. Começando pelo:

01 – Fundos de Renda Fixa: SulAmérica Premium FIRF Ref DI CP

São aplicações relativamente simples, porém uma carteira de renda fixa pode oscilar tanto quanto uma ação em alguns períodos. Uma das principais características dos fundos de renda fixa são o tipo de investimento que realizam. Para investir é preciso uma carteira com 80% do patrimônio aplicado em ativos com vínculo na variação de juros, índices de preços ou em ambos.

Basicamente, esses fundos funcionam da seguinte forma: Quando compram títulos públicos federais, debêntures, CDBs, entre outros papéis, eles emprestam dinheiro dos investidores ao Governo, bancos ou empresas. E aguardam para receber futuramente, o retorno com juros.

É o caso do SulAmérica Premium FIRF Ref DI CP, que é um tipo de Fundo de Renda Fixa da XP Investimentos, nossa parceira. Ele serve para todos os perfis de investidores e acompanha a variação do CDI de médio e longo prazo. E em 12 meses, sua rentabilidade foi de 12,71% entre Maio de 2021 e Maio de 2022.

Já o segundo fundo que rendeu mais que a Selic foi…

02 – Fundos Macro: XP Macro Plus FIC FIM

É uma modalidade de fundo multimercado cuja estratégia é pautada em indicadores macroeconômicos, baseado nesses indicadores, o fundo fará as suas alocações em diversas estratégias simultaneamente, podendo investir em ações, moedas, commodities, ativos de renda fixa, dentre outros.  

Um exemplo prático de Fundo Macro que rende muito é XP Macro Plus FIC FIM, da XP Asset. Ele é indicado a investidores de perfil moderado com o objetivo de atingir retornos superiores ao CDI, através da utilização de um processo disciplinado de aplicação dos recursos em uma carteira diversificada de ativos. 

03 – Fundos Multimercados: Exploritas Alpha America Latina FIC FIM

São aqueles que alocam o capital dos cotistas em diferentes opções de investimentos, tanto em Renda Variável, quanto em Renda Fixa. Suas estratégias dependem do objetivo da alocação de recursos.

Neste caso, o retorno é absoluto e serve para investidores de perfil agressivo. O nosso exemplo para esse tipo de fundo é o Exploritas Alpha America Latina FIC FIM. Sua rentabilidade foi de 9,89% nos últimos 12 meses entre Maio de 2021 e Maio de 2022.

Gostou dos Fundos de Investimentos citados acima? Saiba mais sobre eles com o time da Braúna. Invista do jeito certo, mesmo com a Selic em alta, e conte com os nossos assessores para antecipar os seus sonhos com sucesso.