BLOG

Opiniões dos nossos especialistas para você.

Como funciona uma assessoria de investimentos?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
assessoria de investimentos

Ter uma assessoria de investimentos qualificada e focada em lhe trazer as melhores soluções financeiras fará toda diferença na construção do seu patrimônio ao longo da vida. Por isso, hoje separamos diversas dúvidas e dicas incríveis para você entender mais sobre assessoria de investimentos.

O que é uma assessoria de investimentos?

O assessor de investimentos é a pessoa responsável por acompanhar o mercado financeiro, alinhar os possíveis cenários econômicos com os planos e objetivos do investidor. Além disso, é trabalho do assessor auxiliar seus clientes sobre as características, vantagens e possíveis riscos de cada um dos investimentos propostos.

Qual o passo a passo da assessoria?

Tudo começa com a relação entre investidor e assessor, os primeiros contatos terão como objetivo a captura das informações sobre como funciona a assessoria por parte do prestador do serviço, como por exemplo: qual frequência será necessário reavaliar a carteira de investimentos. Isso porque uma carteira conservadora terá uma frequência menor de mudanças do que uma carteira arrojada que necessitará de um acompanhamento mais dinâmico para realizar os ajustes necessários.

Na outra ponta desse relacionamento, o investidor precisará expor as informações sobre sua vida financeira, e esse tema precisará ser abordado com o maior nível de clareza possível. Uma vez que o investidor tende a não passar os dados completos sobre sua realidade financeira, pois falar de dinheiro no Brasil ainda é um tabu para muitas pessoas. Mas se faz necessário relatar qual é a atual renda individual e familiar, se tem dívidas ou financiamentos em aberto, qual é a composição atual do patrimônio financeiro, quais são os planos e objetivos e principalmente abordar no detalhe quais são os investimentos vigentes em todas as instituições financeiras que o investidor possuir aplicação.

Coletada as informações essenciais sobre o investidor, então o assessor terá uma base para começar a montar a possível alocação da carteira de investimentos. Ele também poderá checar se as atuais aplicações do investidor estão de acordo com o seu perfil e planos. Para nortear as escolhas, o assessor terá como base para montar essa alocação os relatórios de pesquisa de mercado que a XP Inc. nos fornece, uma vez munido dos conteúdos desses relatórios, o assessor fará a seleção dos melhores investimentos que irão compor a sua alocação como investidor. Ressaltando que, atualmente as instituições financeiras que atuam no Brasil estão com uma quantidade cada vez maior de opções para investir, o conceito de plataforma aberta veio para democratizar o acesso as mais variadas estratégias globais, ou seja, as possibilidades são imensas e é nesse momento que ter um profissional dedicado lhe trará todos os benefícios da assessoria.

Partindo para a próxima fase, uma vez escolhido quais serão os investimentos da sua carteira, faz-se necessário mais uma conversa para lhe mostrar todas as características da alocação proposta pelo assessor. É nesse momento que serão discutidos os tipos de produtos, quais são os cenários econômicos esperados para justificar as estratégias selecionadas e em conjunto com o investidor, decidir o que será aplicado ou não. Vale ressaltar que a carteira sugerida pelo assessor não é soberana, pois o investidor pode ficar desconfortável com alguma estratégia específica e decidir por não realizar o investimento, surgindo então a necessidade de mudanças no portfólio proposto, algo absolutamente normal e frequente nessa fase.

Quando definido todos os investimentos que farão parte do seu portfólio, o assessor fará a execução das ordens de aplicação. Com a carteira de investimentos constituída, então entraremos na fase de acompanhamento e manutenção.

Nessa fase, a frequência de contato entre investidor e assessor dependerá do perfil da carteira de investimentos, conforme o cenário econômico projetado vai se concretizando, o assessor vai acompanhar os movimentos de preços e rendimentos dos investimentos para validar se haverá necessidade de mudanças ou não. Assim como o investidor acionará o assessor sempre que tiver alguma alteração nos seus planos, como por exemplo, a possibilidade de usar algum valor financeiro que não estava previsto, ou algum sonho que será adicionado no seu planejamento, assim como o seu perfil de investidor que poderá mudar ao longo da vida, pois o perfil não é uma característica estática, hoje o investidor pode ser moderado e amanhã estar mais inclinado para uma alocação arrojada.

Dado o dinamismo dos eventos econômicos e das particularidades do investidor, a comunicação sempre será frequente entre as partes envolvidas, pois não se monta uma carteira de investimentos para seguir sempre o mesmo plano, porque as mudanças fazem parte da vida e temos que estar de mente aberta para nos adaptarmos.

Preciso pagar para ter uma assessoria de investimentos?

A assessoria de investimentos na Braúna não tem custos para você investidor, pois a remuneração se dará via pagamento realizado pela XP Inc. diretamente ao seu assessor de acordo com os investimentos realizados. Nesse caso, vamos fazer a seguinte reflexão, com a crescente quantidade de corretoras e assessorias atuando no mercado financeiro, se você não gostar dos serviços prestados, logo terá a total liberdade de mudar de assessor e de corretora, ainda mais se a rentabilidade da sua carteira de investimentos não estiver de acordo com as expectativas de rentabilidade. Logo, será de total interesse do assessor em manter você sempre bem assistido e com a melhor rentabilidade!

Como a Braúna pode te ajudar?

O resultado de uma assessoria de alta performance é a antecipação da realização dos seus sonhos! Uma carteira de investimentos bem constituída e com resultados consistentes é reflexo da capacidade técnica do seu assessor e de todos os sistemas de apoio que o cercam.
A Braúna possui um time com mais de 100 assessores com ampla experiência em atuação nas diversas instituições financeiras do Brasil.

Agende agora uma conversa com um dos nossos assessores e vamos juntos antecipar seus sonhos!

Autor: Deibert Fernandes de Aguiar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram