Quer entender melhor o que são derivativos e principalmente se você consegue ganhar dinheiro com ele? Confira tudo isso e muito mais no nosso post.
Já ouviu falar de swaps ou então contratos futuros? Pois esses são tipos de derivativos e se você está pensando em começar a investir na renda variável então você precisa entender sobre eles. Entenda o que são derivativos e tudo que você precisa saber sobre esse assunto
Afinal, o que são derivativos?
O nome é um bom indicativo do que se trata. Os derivativos são uma opção de investimento financeiro que tem o preço derivado do preço de um ativo, de uma taxa de referência ou até mesmo de um índice do mercado. Existem dois tipos de derivativos: os ativos físicos que englobam a soja, o café, o ouro e muito mais, e também os ativos financeiros como as ações, taxas ou moedas.
Os tipos mais negociados de derivativos são:
- Contratos a termo
- Contratos futuro
- Opções
- Swaps
Objetivos de operar os derivativos
Existem 3 principais objetivos quando estamos falando de operar derivativos: o de hedge, arbitragem e especulação, vamos entender um pouco sobre cada uma delas?
● Hedge: Quando falamos do hedge o maior objetivo aqui é a proteção do seu investimento das variações futuras. O hedge permite travar antecipadamente o valor de uma mercadoria ou de um ativo, o que ajuda a diminuir o impacto de uma eventual mudança nos preços do mercado. Vamos ao seguinte cenário, você tem uma dívida de 500 dólares, mas recebe em reais, imagine agora que a cotação do dólar sobe, você precisará de mais reais para conseguir quitar a sua dívida. Optando por comprar contratos futuros de dólar, o preço da moeda está predeterminado para uma data futura. Assim, mesmo que a cotação suba, você tem o direito de negociar a moeda por um certo valor.
● Arbitragem: Na arbitragem os investidores visam lucrar com as discrepâncias de preços que encontram no mesmo produto, mas em mercados diferentes. O lucro nesse tipo de operação costuma ser pequeno e os ganhos vêm da quantidade e do volume das compras e vendas.
● Especulação: A especulação é quase o oposto do hedge pois aqui o objetivo é lucrar mesmo que se expondo a grandes riscos. São conhecidos como day traders, ou seja, compram e vendem ativos durante um único dia de acordo com as variações do mercado
Quais são os riscos dos derivativos
Os riscos dos derivativos são os mesmos de quem opera qualquer outro ativo na bolsa, mas o grande ponto de atenção aqui é saber usar alavancagem de maneira inteligente para não se prejudicar.
Para saber mais: A alavancagem é uma modalidade de operação onde você realiza movimentações financeiras com dinheiro emprestado, normalmente com a sua corretora de valores ou instituições financeiras para potencializar seus lucros.
Derivativos são indicados para qual perfil de investidor?
Para operar derivativo o ideal é que você se enquadre no perfil de investimento mais agressivo, ou seja, tem como objetivo uma maior rentabilidade mesmo que signifique correr mais riscos.
Depois disso você precisa entender se algum dos três tipos de operação com derivativos citados aqui, que são o hedge, arbitragem e especulação fazem sentido para o que você está buscando dentro da sua carteira de investimentos.
Conte com a Braúna Investimentos
O que são os derivativos já deve estar muito claro para você nesse momento, mas ainda tem dúvidas se isso de fato faz sentido com a sua carteira para realizar os seus sonhos, os nossos assessores estão prontos para te ajudar, fale com eles. Além disso, nossos clientes contam com diversas vantagens, confira:
Experiência – A Braúna foi fundada em 2015 e tem na equipe assessores com mais de 20 anos atuando no mercado financeiro.
Cliente em primeiro lugar – Os seus sonhos são sempre a prioridade aqui na Braúna e por isso mantemos um elevado padrão de atendimento e oferecemos um serviço 100% personalizado para você.
Escritório premiado – Ao longo dos nossos 7 anos de história já recebemos diversos prêmios como: Prêmio XP Investimentos Melhor Assessoria Operações Estruturadas, Destaque de Vendas Omint 2021 na categoria Seguro de Vida Individual e o Prêmio XP de Escritório de Destaque PJ.
Escritório credenciado XP – A XP Investimentos é uma das principais corretoras do país e conta com números como 3 milhões de clientes ativos e mais 715 bilhões de reais sob custódia, além de 20 anos de história.